segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Os incêndios

Do outro lado do Tâmega, provavelmente para os lados de Sanguinhedo, esteve um incêndio activo durante algumas horas. Do alto das Mogas podíamos ver os helicópteros a combater e a abastecerem com água do rio.
A importância das limpezas das matas e criar corredores de acesso é mesmo fulcral nesta altura do ano. Agora que temos terreno ao nosso cuidado existe uma pertença e preocupação com estas noticias dos incêndios que nunca sentimos antes.
Realmente é uma grande desgraça e desgosto para quem vê um pinhal com mais de 20 anos, plantado pelas próprias mãos, desaparecer em poucos minutos sem poder fazer nada... Assim a guerra contra as silvas e giestas vai ser intensificada na próxima semana com a nossa entrada de férias. O roço e limpeza está a dar luta devido ao grave estado de abandono de alguns cantos da quinta, um exercício de persistência que apenas vai custar nesta fase inicial de limpeza geral.
Estive a fazer umas contas por alto e estamos a limpar uma média de 400m^2 por hora.

2 comentários:

  1. You go, Mogas Farmers!

    Deixo o meu incentivo virtual, fisico não ofereço porque ainda não estou de férias...
    Este fim de semana chegamos a S. pedro do Sul para acampar no retiro da Fraguinha e demos de caras com o fogo. Demos meia volta para casa. Realmente, é uma aflição ver a floresta e a lavoura em chamas e cinzas. Quase num abrir e fechar de olhos :(

    ResponderExcluir
  2. Creio que uma boa limpeza por volta de Abril/Maio, antes desta altura de fogos resolvia mais de metade dos problemas.

    ResponderExcluir