sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Vasco Baltazar

Gostava de partilhar aqui no blog alguém com quem me identifico e admiro pelo trabalho e coragem que ainda não tive, de seguir a paixão da olaria.
Eu e a Antónia tivemos a oportunidade de conhecer o Vasco Baltazar e o seu trabalho na feira de artesanato de Vila do Conde em 2005. Na altura tivemos uma curtíssima conversa com o Vasco sobre o seu trabalho e como ele trabalhava terras vulcânicas dos Açores na preparação das suas pastas.
A espectacularidade dos seus trabalhos e a qualidade do vidrado de cinza de algumas peças deixaram-me perplexo e a questionar como era possível a cerâmica contemporânea em Portugal, de qualidade internacional, ser exposta num tão humilde expositor de feira. Não quero teorizar e analisar os estigmas da arte da cerâmica no nosso país com o trabalho do Vasco, apenas sinto um nervoso miudinho de revolta com tanta ignorância, arrogância e falta de qualidade das galerias de arte nacionais que tenho deixado de visitar.
Vejam aqui o vídeo sobre o Vasco Baltazar e as extraordinárias peças que cria.





Força nessa roda!!

4 comentários:

  1. João, as peças do Vasco são francamente bonitas...!!! São pessoas assim que se destacam da maioria dos artistas que conhecemos e alguns deles preferiamos desconhecer...não achas??? vou-te dar uma ideia da Karin Somers, a ceramista com quem fiz formação...ora dá uma vista de olhos em algumas peças dela...oportunamente apresento-vos!!! http://coisasassimloja.blogspot.com/2009/11/galeria.html

    ResponderExcluir
  2. A arte quando vivida com paixao faz toda a diferenca...! Abraco da Florida

    ResponderExcluir
  3. artista com muita coragem este vasco baltazar,a vida não deve ser muito fácil pra ele,pra lá do gosto e paixão que está no que ele cria e faz desta arte milenar,,como não estou assim tão longe, um dia destes talvez lhe faça uma visita, um abraço ai para as mogas.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Depois de visitar os amigos do Lugar Nunca Pensei, resolvi espreitar este blogue que muito me apaixonou pelos textos tão variados e interessantes. Voltarei em breve.
    Parabéns e felicidades para o vosso trabalho

    ResponderExcluir