quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Adoptar um charco em 2011


Projecto Adoptar ou Criar um Charco , pode soar estranho, mas porque não?!
Sempre tive fascínio por tanques esverdeados com plantas a boiar, rãs a fugir entre as folhagens, bichos que aparecem e desaparecem quando quebramos a tranquilidade da água onde estão mergulhados. Não é descabido ligar a presença de sapos e rãs numa poça de água à pureza de um ecossistema equilibrado, mas com a urbe a crescer estes espaços somem.

O projecto Charcos com Vida é gratuito, com material de apoio para identificação de fauna e flora, georreferenciamento para divulgação de dados e possibilidade de adquirir posteriormente equipamento de monitorização. Um hobby que pode ser transformado num importante caso de estudo com a ajuda dos biólogos da CIBIO.


Os charcos são massas de água parada ou de corrente muito reduzida, de carácter permanente ou temporário, de tamanho superior a uma poça e inferior a um lago. Para este projecto também são validas outras massas de água parada de pequenas dimensões, de origem natural ou antrópica, como tanques, minas, poços ou represas, onde seja possível a ocorrência e/ou reprodução de espécies típicas de charcos (como anfíbios e macroinvertebrados).

Nós nas Mogas vamos alinhar, temos apenas de ler com mais atenção o REGULAMENTO.

7 comentários:

  1. João a ideia é bem gira...mas penso que apenas será possivel para instituições,escolas, camaras, jardins de infância... ou não?

    ResponderExcluir
  2. João eu vi..mas o problema é ter esse estatuto!

    ResponderExcluir
  3. Vou tirar essa dúvida com os meus connects.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Mogas, e Bom Ano! Eu já tenho o meu charco privado, na Casa Catita, com carpas e muitas rãs, nenúfares, alguns lírios e outras plantas para oxigenar a água, o que mantém a água sempre cristalina, apesar de não existir qualquer circulação de água. O ecossistema é bastante auto-suficiente, com uma cadeia de alimentação estabelecida, e que me permite não me ocupar com isso. Mas a ideia da adopção/construção é bastante interessante. Se quiseres construir um, começa por procurar alcatifas velhas, dado que são uma excelente protecção para a tela, se esta for aplicada para manter o charco em épocas de seca. Abraço e bom trabalho

    ResponderExcluir
  5. Zé obrigado pelas dicas, quando for às Mogas vou tirar fotos aos diversos charcos e poças que tenho e mostrar onde vou intervir . Bom regresso dessa viagem de sonho! :)

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Por cá temos um charco no final da mini-etar. Inicialmente era nossa ideia aproveitar a água para regar as árvores no Verão, mas como as burocracias exigiam que tratassemos a água com químicos, desistimos. No nosso charco, de momento já habitam umas quantas rãs (duas espécies), tritões e vários tipos de plantas.

    ResponderExcluir