quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Limpeza do ribeiro

As cabritas no Verão quando vão à procura de verdes para roer, atiram-se para cima de tudo para chegarem a onde querem, causando alguns estragos nas leiras, nos muros e até em algumas plantações. Obviamente que não vamos impedir as cabras de fazerem o seu precioso trabalho, mas para o ano vamos ser mais cautelosos com as investidas nos muros e tentar salvaguardar possíveis derrocadas. A foto da Estrelinha, que tiramos no Verão, mostra exactamente o sítio que não limpamos das pedras e troncos. Com as primeiras chuvas as águas galgaram o leito e alagaram o solo da nossa leira maior, que é sustentada por um enorme muro de pedra. A infiltração estava a escoar parte da água pelo centro do muro fragilizando-o. O problema tinha rápido remédio com a "super-sachola cromada" e um par de luvas. :)

Calhou à Antónia a limpeza do ribeiro, uma tarefa que envolveu bastante esforço ao retirar alguns troncos e pedras. Este foi o resultado final da limpeza, um ribeiro onde a água não está a forçar os muros e a perder-se no solo. Para o ano já sabemos que temos de estar atentos a isto!

Um comentário:

  1. olá João e Antónia,
    esse é um trabalho que era sempre feito antes das sementeiras,(primavera inicio de verão)ao preparar os terrenos para serem arados, antes os campos e leiras eram limpos a toda volta junto das bordas, e os regos(linhas de água)eram arranjados e limpos, até porque eram necessários para conduzirem a água das poças para as regas das culturas, assim se mantinham ao longo do ano, e quando vinham as chuvas no outono inverno, a água tinha por onde seguir sem causar grande estrago, agora como tudo está de velho e abandonado, ribeiras entupidas de lixo doméstico e muitas silvas e outra coisas, é fácil de ver, perigo iminente quando chove um pouco mais,
    fiquem bem e um abraço.

    ResponderExcluir